Nossa área de atuação é complementada por tecnologias e alianças que somam esforços na integração de nossos trabalhos
R. Desenho, 6 - Cohafuma, São Luís - MA
sac@fatorsolucoesdigitais.com.br
(86) 3083-2123
A gestão de documentos é uma área da administração geral relacionada com os princípios de economia e eficácia na produção e uso dos documentos, segundo os quais a informação deve estar disponível no lugar certo, na hora certa, para as pessoas certas e com o menor custo possível. A gestão de documentos, em seu sentido mais amplo, significa assegurar acesso pleno aos documentos e às informações necessárias à tomada diária de decisões e à garantia de deveres e direitos.
Perder tempo procurando arquivos é um dos principais problemas da gestão tradicional de documentos. Segundo a ABGD (Associação Brasileira das Empresas de Gestão de Documentos), o brasileiro gasta em média duas horas por dia para encontrar papéis importantes e o total de um mês de trabalho por ano é desperdiçado com gestores buscando informações por conta da desorganização de arquivos. É aí que a Gestão Eletrônica de Documentos se mostra mais vantajosa, pois armazena, categoriza e segmenta conteúdos de forma mais efetiva. O resultado? Uma rotina organizada e menos prejuízos causados por erros manuais.
Com o GED, você pode acessar documentos de qualquer lugar e a qualquer hora. Isso porque os documentos digitais são armazenados em nuvem e classificados conforme as necessidades da sua empresa. Assim, o acesso a documentos específicos se torna mais ágil e o uso do papel é totalmente dispensável.
A burocracia da antiga forma de gerir documentos costuma ser um empecilho para negócios. Com ela, a média de fechamento de um contrato é de 30 dias e há lentidão no trâmite de documentos, que resulta no famoso “vai e volta” de informações. Além disso, costuma exigir taxas de logística e reconhecimento de firma em cartório. A gestão eletrônica de documentos, por outro lado, possui uma média de 7 dias para fechamento de negócios e um fluxo otimizado para acelerar processos e integrar departamentos de forma segura. Dentro desta facilidade, está a assinatura digital, que reduz o gargalo do processo de assinatura de documentos.
Faça as contas e pense no quanto sua empresa já gastou com pilhas de papel, despacho de documentos e demais custos desnecessários. Quando uma gestão não é otimizada, o prejuízo é de tempo e dinheiro. De acordo com especialistas, parar de preencher manualmente planilhas de estoque ou de contas a pagar, por exemplo, gera à empresa uma economia de até 30% a 40%. Além disso, quanto mais processos manuais envolvidos, maior a chance de erros.
É por isso que as equipes de organizações que investem na digitalização são mais felizes e produtivas, pois direcionam sua atenção e energia para áreas mais importantes da empresa.
A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) levantou muitas discussões sobre a segurança da informação de dados pessoais. Agora, não basta apenas estar em conformidade com a Lei. Também é importante proteger informações sigilosas contidas em documentos. O gerenciamento eletrônico de documentos é mais seguro que o método físico porque possibilita que os arquivos sejam mantidos em segurança por plataformas específicas, que eliminam o risco de extravios e reduzem a chance de vazamento de dados.
permitir de forma ágil e assertiva o acesso aos documentos e às informações
promover a transparência dos atos administrativos
garantir economia, eficiência e eficácia na administração
tornar o processo decisório mais célere
racionalizar a produção documental
controlar o fluxo de documentos e a organização dos arquivos
normatizar os procedimentos para classificação, avaliação, transferência, recolhimento, guarda e eliminação de documentos
contribuir para a preservação do patrimônio documental considerado de guarda permanente
Em linhas gerais, podemos descrever uma solução tecnológica de GED como um conjunto de módulos interligados que permite a uma empresa gerenciar seus documentos em forma física ou digital. Esses documentos podem ser das mais diversas origens, tais como papel, microfilme, imagem, som, planilhas eletrônicas, arquivos de texto etc.
Nossa área de atuação é complementada por tecnologias e alianças que somam esforços na integração de nossos trabalhos
R. Desenho, 6 - Cohafuma, São Luís - MA
sac@fatorsolucoesdigitais.com.br
(86) 3083-2123