Atender pessoas, entender processos, implementar soluções

Nossos Serviços

Gestão Eletrônica de Documentos

Gestão Eletrônica de Documentos

GED

 

A gestão de documentos é uma área da administração geral relacionada com os princípios de economia e eficácia na produção e uso dos documentos, segundo os quais a informação deve estar disponível no lugar certo, na hora certa, para as pessoas certas e com o menor custo possível. A gestão de documentos, em seu sentido mais amplo, significa assegurar acesso pleno aos documentos e às informações necessárias à tomada diária de decisões e à garantia de deveres e direitos.

 

Vantagens da Gestão Eletrônica de Documentos

 

Organização de documentos

Perder tempo procurando arquivos é um dos principais problemas da gestão tradicional de documentos. Segundo a ABGD (Associação Brasileira das Empresas de Gestão de Documentos), o brasileiro gasta em média duas horas por dia para encontrar papéis importantes e o total de um mês de trabalho por ano é desperdiçado com gestores buscando informações por conta da desorganização de arquivos. É aí que a Gestão Eletrônica de Documentos se mostra mais vantajosa, pois armazena, categoriza e segmenta conteúdos de forma mais efetiva. O resultado? Uma rotina organizada e menos prejuízos causados por erros manuais.

Armazenamento em nuvem

Com o GED, você pode acessar documentos de qualquer lugar e a qualquer hora. Isso porque os documentos digitais são armazenados em nuvem e classificados conforme as necessidades da sua empresa. Assim, o acesso a documentos específicos se torna mais ágil e o uso do papel é totalmente dispensável.

Otimização de processos

A burocracia da antiga forma de gerir documentos costuma ser um empecilho para negócios. Com ela, a média de fechamento de um contrato é de 30 dias e há lentidão no trâmite de documentos, que resulta no famoso “vai e volta” de informações. Além disso, costuma exigir taxas de logística e reconhecimento de firma em cartório. A gestão eletrônica de documentos, por outro lado, possui uma média de 7 dias para fechamento de negócios e um fluxo otimizado para acelerar processos e integrar departamentos de forma segura. Dentro desta facilidade, está a assinatura digital, que reduz o gargalo do processo de assinatura de documentos.

Redução de custos

Faça as contas e pense no quanto sua empresa já gastou com pilhas de papel, despacho de documentos e demais custos desnecessários. Quando uma gestão não é otimizada, o prejuízo é de tempo e dinheiro. De acordo com especialistas, parar de preencher manualmente planilhas de estoque ou de contas a pagar, por exemplo, gera à empresa uma economia de até 30% a 40%. Além disso, quanto mais processos manuais envolvidos, maior a chance de erros.

É por isso que as equipes de organizações que investem na digitalização são mais felizes e produtivas, pois direcionam sua atenção e energia para áreas mais importantes da empresa.

Segurança das informações

A nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) levantou muitas discussões sobre a segurança da informação de dados pessoais. Agora, não basta apenas estar em conformidade com a Lei. Também é importante proteger informações sigilosas contidas em documentos. O gerenciamento eletrônico de documentos é mais seguro que o método físico porque possibilita que os arquivos sejam mantidos em segurança por plataformas específicas, que eliminam o risco de extravios e reduzem a chance de vazamento de dados.

Destacam-se como objetivos específicos da Gestão de Documentos:

  • permitir de forma ágil e assertiva o acesso aos documentos e às informações

  • promover a transparência dos atos administrativos

  • garantir economia, eficiência e eficácia na administração

  • tornar o processo decisório mais célere

  • racionalizar a produção documental

  • controlar o fluxo de documentos e a organização dos arquivos

  • normatizar os procedimentos para classificação, avaliação, transferência, recolhimento, guarda e eliminação de documentos

  • contribuir para a preservação do patrimônio documental considerado de guarda permanente

 

Em linhas gerais, podemos descrever uma solução tecnológica de GED como um conjunto de módulos interligados que permite a uma empresa gerenciar seus documentos em forma física ou digital. Esses documentos podem ser das mais diversas origens, tais como papel, microfilme, imagem, som, planilhas eletrônicas, arquivos de texto etc.

fator-logo-celular.png

Nossa área de atuação é complementada por tecnologias e alianças que somam esforços na integração de nossos trabalhos

E

R. Desenho, 6 - Cohafuma, São Luís - MA

E

sac@fatorsolucoesdigitais.com.br

F

(86) 3083-2123

Todos Direitos Reservados © 2025 Fator Soluções Digitais.

Desenvolvido por Fator Soluções Digitais

86 3083-2123Rua desenho 6, São Luis - MA